quinta-feira, 15 de julho de 2010

ACUPUNTURA AURICULAR

A Acupuntura Auricular, que também pode ser denominada Auriculoterapia, Aurículoacupuntura ou Auriculopuntura, é uma técnica de acupuntura, provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos, que já vem sendo aplicada na China 3.000 anos antes de Cristo.
A auriculo-acupuntura vem a ser resumidamente, a técnica onde áreas específicas na região da orelha externa ou pavilhão auricular são devidamente estimuladas através de diversos métodos com finalidades de prevenção ou tratamento de doenças.

Visa também harmonizar as funções dos Zang/Fu (órgãos e vísceras) e das enfermidades físicas e mentais promovendo um tratamento de saúde, aproveitando o reflexo que a auricular exerce sobre o sistema nervoso central, estimulando o próprio organismo a se curar, produzindo substâncias que venham restabelecer o funcionamento equilibrado dos órgãos.


Atualmente, a Auriculoacupuntura é considerada parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, e pode ser utilizada tanto como técnica complementar à Acupuntura como técnica principal, pois possui um corpo teórico independente no tratamento e diagnóstico de distúrbios, sendo, inclusive, reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde).


Mecanismos de Ação

O nosso organismo possui microssistemas que são regiões que possuem pontos reflexos relacionados com todo organismo, tendo assim uma relação fisiológica com o Sistema Nervoso Central, dentre eles podemos citar o pavilhão auricular, a palma das mãos, a planta dos pés e crânio.

A auriculoterapia é uma técnica que utiliza o estimulo de um desses microssistemas, no caso os pontos reflexos do pavilhão auricular, para tratamento de disfunções orgânicas e patologias em geral. Esses pontos correspondem a todos os órgãos e funções do corpo e ao efetuar a estimulação desses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo o tratamento.

A eficácia comprovada é devido ao fato da área auricular ser muito rica em nervos e ter muitas ligações com o sistema nervoso central. Cada orelha tem pontos reflexos que correspondem aos órgãos e funções do corpo. Todos os órgãos e vísceras têm seu lugar próprio no pavilhão auricular.

Cada ponto auricular é uma terminação nervosa. O estímulo exercido sobre ele percorre os ramos nervosos até o tronco cerebral e em seguida até a região do córtex cerebral correspondente ao órgão ou função estimulada, de onde é enviada uma mensagem da glândula hipófise (pituitária) a qual governa todas as glândulas do corpo, para equilibrar as funções do órgão estimulado.

Essa correlação é percebida quando ocorrem desequilíbrios em nosso organismo, estes se manifestam no ponto ou área da orelha correspondente ao órgão ou função comprometida, através de mudanças morfológicas, na coloração da pele, dor à pressão, baixa resistência elétrica, etc. O ponto diagnosticado é então empregado para o tratamento aplicando-se sobre ele agulhas, sementes, cristais de quartzo, eletroestimulação, entre outros, obtendo assim a melhora dos sintomas e da causa do desequilíbrio.

A aplicação clínica da acupuntura auricular chinesa é caracterizada pela possibilidade de utilização concomitante das teorias da Medicina Tradicional Chinesa, principalmente as teorias relacionadas com a Diferenciação de Síndromes, em conjunto com as teorias dos Órgãos e Vísceras (Zang Fu) e dos Canais e Colaterais (Jing Luo).

A acupuntura como um todo e a auricular de um modo especial é capaz de drenar, liberar os Canais e Colaterais (Jing Luo), melhorar a circulação de Sangue (Xue) e de Qi, além de promover as funções dos Órgãos e Vísceras (Zang Fu).

A acupuntura auricular chinesa demonstra sua simplicidade e conveniência através do diagnóstico, que é considerado como uma etapa crucial para o tratamento. A aplicação é rápida e possibilita a obtenção de efeitos terapêuticos também rápidos.

e-mail : juliana_pfc@yahoo.com.br