quinta-feira, 15 de julho de 2010

ACUPUNTURA AURICULAR

A Acupuntura Auricular, que também pode ser denominada Auriculoterapia, Aurículoacupuntura ou Auriculopuntura, é uma técnica de acupuntura, provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos, que já vem sendo aplicada na China 3.000 anos antes de Cristo.
A auriculo-acupuntura vem a ser resumidamente, a técnica onde áreas específicas na região da orelha externa ou pavilhão auricular são devidamente estimuladas através de diversos métodos com finalidades de prevenção ou tratamento de doenças.

Visa também harmonizar as funções dos Zang/Fu (órgãos e vísceras) e das enfermidades físicas e mentais promovendo um tratamento de saúde, aproveitando o reflexo que a auricular exerce sobre o sistema nervoso central, estimulando o próprio organismo a se curar, produzindo substâncias que venham restabelecer o funcionamento equilibrado dos órgãos.


Atualmente, a Auriculoacupuntura é considerada parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, e pode ser utilizada tanto como técnica complementar à Acupuntura como técnica principal, pois possui um corpo teórico independente no tratamento e diagnóstico de distúrbios, sendo, inclusive, reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde).


Mecanismos de Ação

O nosso organismo possui microssistemas que são regiões que possuem pontos reflexos relacionados com todo organismo, tendo assim uma relação fisiológica com o Sistema Nervoso Central, dentre eles podemos citar o pavilhão auricular, a palma das mãos, a planta dos pés e crânio.

A auriculoterapia é uma técnica que utiliza o estimulo de um desses microssistemas, no caso os pontos reflexos do pavilhão auricular, para tratamento de disfunções orgânicas e patologias em geral. Esses pontos correspondem a todos os órgãos e funções do corpo e ao efetuar a estimulação desses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo o tratamento.

A eficácia comprovada é devido ao fato da área auricular ser muito rica em nervos e ter muitas ligações com o sistema nervoso central. Cada orelha tem pontos reflexos que correspondem aos órgãos e funções do corpo. Todos os órgãos e vísceras têm seu lugar próprio no pavilhão auricular.

Cada ponto auricular é uma terminação nervosa. O estímulo exercido sobre ele percorre os ramos nervosos até o tronco cerebral e em seguida até a região do córtex cerebral correspondente ao órgão ou função estimulada, de onde é enviada uma mensagem da glândula hipófise (pituitária) a qual governa todas as glândulas do corpo, para equilibrar as funções do órgão estimulado.

Essa correlação é percebida quando ocorrem desequilíbrios em nosso organismo, estes se manifestam no ponto ou área da orelha correspondente ao órgão ou função comprometida, através de mudanças morfológicas, na coloração da pele, dor à pressão, baixa resistência elétrica, etc. O ponto diagnosticado é então empregado para o tratamento aplicando-se sobre ele agulhas, sementes, cristais de quartzo, eletroestimulação, entre outros, obtendo assim a melhora dos sintomas e da causa do desequilíbrio.

A aplicação clínica da acupuntura auricular chinesa é caracterizada pela possibilidade de utilização concomitante das teorias da Medicina Tradicional Chinesa, principalmente as teorias relacionadas com a Diferenciação de Síndromes, em conjunto com as teorias dos Órgãos e Vísceras (Zang Fu) e dos Canais e Colaterais (Jing Luo).

A acupuntura como um todo e a auricular de um modo especial é capaz de drenar, liberar os Canais e Colaterais (Jing Luo), melhorar a circulação de Sangue (Xue) e de Qi, além de promover as funções dos Órgãos e Vísceras (Zang Fu).

A acupuntura auricular chinesa demonstra sua simplicidade e conveniência através do diagnóstico, que é considerado como uma etapa crucial para o tratamento. A aplicação é rápida e possibilita a obtenção de efeitos terapêuticos também rápidos.

e-mail : juliana_pfc@yahoo.com.br

quarta-feira, 14 de julho de 2010

HIPERTENSÃO

HIPERTENSÃO ARTERIAL E ACUPUNTURA

A hipertensão arterial (HTA), hipertensão arterial sistêmica (HAS) conhecida popularmente como “pressão alta” é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, aferida com esfigmomanômetro (aparelho de pressão).

Causas:
- hereditariedade
- obesidade
- sedentarismo
- alcoolismo
- estresse
- fumo e outras causas.

A sua incidência aumenta com a idade, mas também pode ocorrer na juventude.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) os valores admitidos são:120x80 mmHg, em que a pressão arterial é considerada ótima e 130x85 mmHg sendo considerada limítrofe.
Valores pressóricos superiores a 140x90 mmHg denotam Hipertensão.

A acupuntura tem ação efetiva no tratamento da hipertensão, sobre os sintomas associados e equilibrando próximo a normalidade.
É notável logo nas primeiras sessões as sensação de melhora resultante da diminuição da pressão o que pode ser comprovado medindo-se a pressão antes e após a sessão de acupuntura.
Poderá a mesma se manter ou não baixa e por períodos variáveis de tempo, o que é comum no inicio do tratamento e com sua continuidade se conservará baixa por mais tempo ate alcançar o valor ideal ou o mais próximo da normalidade.
O tempo de tratamento é variável para cada pessoa o que depende de vários fatores, no entanto é notável melhora logo no inicio.

Comprovação científica da eficácia da acupuntura
Já existe comprovação científica da eficácia da acupuntura como "calmante" e muito útil no combate a hipertensão, o que antes já se sabia mas agora existe uma comprovação científica, que ninguém poderá contestar.
Dados estatísticos sobre a efetividade da acupuntura na hipertensão:
de acordo com o "Journal of Traditional Chinese Medicine, 1983" foram observados 60 casos de hipertensão tratados com acupuntura.
após o término do tratamento, apenas 1 paciente não obteve melhora e 59 pacientes tiveram redução da pressão e melhora dos sintomas, ou seja, a taxa de efetividade foi de 98% no tratamento da hipertensão arterial com acupuntura.

E-mail: juliana_pfc@yahoo.com.br

segunda-feira, 17 de maio de 2010

ACUPUNTURA E SUAS APLICAÇÕES

Tratamento tem muitas aplicações, reduz o uso de medicamentos e completa as lacunas da medicina moderna

Na Medicina Chinesa, a área mais divulgada , sem duvida, é a acupuntura, que consiste na inserção de agulhas filiformes descartáveis em pontos específicos (os pontos reflexos do sistema nervoso) do corpo, visando o tratamento dos mais diversos estados patológicos.
A acupuntura promove e recupera a saúde e previne doenças visando a normalização de órgãos doentes por meio de um suporte funcional que exerce, assim, um efeito terapêutico. Segundo a teoria da Acupuntura, todas as estruturas do organismo se encontram originalmente em equilíbrio. Por outro lado, um desequilíbrio gerará a doença.
Existem mecanismos neurológicos e neuroendocrinológicos envolvidos neste processo que tem provado ser eficaz em relação a varias condições patológicas segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Como funciona?
Mas como pode uma agulha inserida em alguma parte especifica do corpo curar uma dor de cabeça uma dor nas costas ou ate mesmo um transtorno psíquico?
Na prática, a acupuntura funciona assim: são colocadas finíssimas agulhas em alguns pontos do corpo, que ativam no cérebro a produção de substancias que atuam como analgésicas, antiinflamatórias e antidepressivas – como a endorfina , o cortisol e a serotonina, respectivamente. Ao entrar na pele a agulha provoca uma micro inflamação, que aciona a produção natural dessas substancias.
Desta forma, a resposta do organismo é mais rápida, diminuindo de uma vez a intensidade dos sintomas. Muitas vezes fazendo-os até desaparecer.


Patologias tratáveis por acupuntura

Ao Organização Mundial de Saúde lista mais de 40 doenças para as quais a acupuntura é indicada.. Para os chineses tradicionais existem cerca de 300 doenças tratáveis por acupuntura, entre elas sinusite , rinite, faringite, zumbido, palpitações, bronquite crônica, asma brônquica, alterações menstruais, cólica menstrual, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, insônia, mal estar provocado pela quimioterapia, náuseas, enjôos, dores associadas ao câncer, tendinites, fibromialgia, dores pós-operatórias , síndrome complexa da dor regional, dermatites, gastrites, colites, diarréia, constipação, suores noturnos, cefaléias, enxaqueca, paralisia facial, seqüelas de acidente vascular cerebral, lombalgia e dores nas costas em geral, ciatalgia (dor ciática) artrose, artrites, entre tantas outras. Autoridades sanitárias ao redor do mundo, também reconhecem a eficácia da acupuntura também em muitos outros casos. Consulte sempre um especialista para saber mais.

email: juliana_pfc@yahoo.com.br