segunda-feira, 17 de maio de 2010

ACUPUNTURA E SUAS APLICAÇÕES

Tratamento tem muitas aplicações, reduz o uso de medicamentos e completa as lacunas da medicina moderna

Na Medicina Chinesa, a área mais divulgada , sem duvida, é a acupuntura, que consiste na inserção de agulhas filiformes descartáveis em pontos específicos (os pontos reflexos do sistema nervoso) do corpo, visando o tratamento dos mais diversos estados patológicos.
A acupuntura promove e recupera a saúde e previne doenças visando a normalização de órgãos doentes por meio de um suporte funcional que exerce, assim, um efeito terapêutico. Segundo a teoria da Acupuntura, todas as estruturas do organismo se encontram originalmente em equilíbrio. Por outro lado, um desequilíbrio gerará a doença.
Existem mecanismos neurológicos e neuroendocrinológicos envolvidos neste processo que tem provado ser eficaz em relação a varias condições patológicas segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Como funciona?
Mas como pode uma agulha inserida em alguma parte especifica do corpo curar uma dor de cabeça uma dor nas costas ou ate mesmo um transtorno psíquico?
Na prática, a acupuntura funciona assim: são colocadas finíssimas agulhas em alguns pontos do corpo, que ativam no cérebro a produção de substancias que atuam como analgésicas, antiinflamatórias e antidepressivas – como a endorfina , o cortisol e a serotonina, respectivamente. Ao entrar na pele a agulha provoca uma micro inflamação, que aciona a produção natural dessas substancias.
Desta forma, a resposta do organismo é mais rápida, diminuindo de uma vez a intensidade dos sintomas. Muitas vezes fazendo-os até desaparecer.


Patologias tratáveis por acupuntura

Ao Organização Mundial de Saúde lista mais de 40 doenças para as quais a acupuntura é indicada.. Para os chineses tradicionais existem cerca de 300 doenças tratáveis por acupuntura, entre elas sinusite , rinite, faringite, zumbido, palpitações, bronquite crônica, asma brônquica, alterações menstruais, cólica menstrual, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, insônia, mal estar provocado pela quimioterapia, náuseas, enjôos, dores associadas ao câncer, tendinites, fibromialgia, dores pós-operatórias , síndrome complexa da dor regional, dermatites, gastrites, colites, diarréia, constipação, suores noturnos, cefaléias, enxaqueca, paralisia facial, seqüelas de acidente vascular cerebral, lombalgia e dores nas costas em geral, ciatalgia (dor ciática) artrose, artrites, entre tantas outras. Autoridades sanitárias ao redor do mundo, também reconhecem a eficácia da acupuntura também em muitos outros casos. Consulte sempre um especialista para saber mais.

email: juliana_pfc@yahoo.com.br